(18/03/1918-13/10/1986)
A história, por Edith Bahia
"Naquela época Sr. Joaquim era um homem político, foi morador do Distrito de Machado Mineiro e vereador do município de Águas Vermelhas , o passado dele mesmo não tenho muito conhecimento , então, não sei o que foi feito por ele, só sei que foi um homem bom e íntegro, somente na época de um cemitério que foi inaugurado no distrito de Machado Mineiro que houve um vínculo político entre eu e ele, através de uma brincadeira entre nós, o senhor Joaquim e um deputado de Salinas , desta brincadeira veio uma proposta dele me oferecendo um carro para que eu inaugurasse aquele cemitério, respondi para ele : " vai primeiro porque sou muito jovem e quero viver mais ", na época eu tinha apenas 28 e ele já estava com mais de 60 anos , então fiz a seguinte proposta para ele: " Se ele inaugurasse aquele cemitério da forma que ele me propôs, eu que era regente de uma escola da Fazenda Campo Grande e coordenava a mesma que se chamava Duque de Caxias prometo, se for do agrado de Deus, se o senhor inaugurar, vou tirar o nome desta escola de Duque de Caxias e colocarei o nome do senhor para que seja lembrado por todos que aqui ficarem , foi isso que aconteceu, cumpri com a promessa , pois, ele foi a primeira pessoa a ser sepultada nesse cemitério, foi o senhor Joaquim Fernandes Abade"
(Edith Bahia-ex professora).
Muito interessante! Apesar do tom de brincadeira , Dona Edite foi subestimada com a proposta, no entanto, retribuiu a brincadeira com uma resposta super inteligente. Sem falar dos desdobramentos favoráveis à proposta dela.
ResponderExcluirMuito interessante! Apesar do tom de brincadeira , Dona Edite foi subestimada com a proposta, no entanto, retribuiu a brincadeira com uma resposta super inteligente. Sem falar dos desdobramentos favoráveis à proposta dela. (Tatiane Amorim)
ResponderExcluir